top of page
Foto do escritorEdição JA

Vai nascer um Vieira no Japão!

Ana Lídia, esposa do missionário Pr. Rafael Vieira, que servem ao Senhor no Japão está grávida de quase dois meses. Foram agraciados por Deus para ter mais um filho, depois de Misael e Isabela Vieira que já são heranças do Senhor na vida do casal. Vai nascer um Vieira no Japão!


No Japão, os serviços de saúde são muito caros. Rafael e Ana usam o plano obrigatório da prefeitura que cobre parte dos valores de consultas e exames e, devido à baixa natalidade, o governo japonês destina um valor para o pagamento do parto, o que pode ser um benefício para eles.

 

Morando na casa nova, logo nos primeiros dias, receberam a visita do líder do bairro e uma tradutora. Ele queria conhecer os novos moradores e apresentar à vizinhança. Esse primeiro contato foi importante e dias depois, Rafael e família cumpriram o costume japonês chamado aisatsu. O aisatsu é quando o novo vizinho entrega uma lembrancinha para conquistar a simpatia dos demais moradores no bairro.


Fomos bem recebidos nas 13 casas visitadas e até alguns retribuíram. Uma senhora veio até nossa casa oferecendo sucos. Aos poucos vemos que estamos entrando no mundo dos japoneses e de pouco a pouco, eles terão confiança em nós para lhes anunciar o Evangelho. Por favor, ore por este tempo de espera. Sabemos que o Senhor está preparando estes corações para receberem Sua palavra”, disse Rafael.


Outra oportunidade que o Senhor deu aos missionários para entrar na cultura japonesa foi através da irmã Ioshiko, que ensina japonês. Ela lidera um grupo da terceira idade. “Certa vez”, conta Rafael, “nós a convidamos para comer feijoada em nossa casa. Ela aprovou e pediu a Lídia e outra brasileira para ensinarem às 25 japonesas do seu grupo a fazer feijoada e pão de queijo. Todas gostaram! Até pediram para as duas (apesar de mais jovens) participarem de outros eventos”, explicou ele.

 

A casa dos Vieiras fica entre dois cemitérios e dois templos budistas. Todos os dias, ao abrir a janela, eles se deparam com o enorme templo e as muitas lápides de famílias que não estão mais aqui. “É uma maneira de lembrar, diariamente, que este povo caminha para a destruição eterna”, lembra Rafael.

Os japoneses creem que seus entes que já morreram podem escutá-los no túmulo. Por isso, chegam na lápide, conversam, depositam alimentos, fazem suas orações, limpam o local e depositam flores. Jovens, adultos conversam e gesticulam como se o falecido estivesse vivo. “São imagens que não saem da mente. É triste ver como Satanás engana e age neste povo. Além do mais, há um grande comércio por parte de empresas e da religião que mantém este costume”, explica o missionário.


Aproveitando uns dias de folga, Rafael e família foram para uma conferência bíblica realizada pelos irmãos da Igreja Batista Nações Unidas de São Paulo – Pr. Luiz Sayão. Eles foram ao Japão ministrar para um grupo de aproximadamente 60 pessoas, na maioria líderes de igrejas e familiares. Foi uma excelente oportunidade de descansar, rever irmãos, conhecer outros e aprender mais sobre o Senhor. O evento foi realizado no Estado de Kanagawa.

 

Já são dois anos da Família Vieira no Japão. Nesse tempo, o Senhor tem mostrado a eles o tamanho dos desafios naquele país e a realidade espiritual do povo japonês. Sem dúvida, é apenas o início de um longo trabalho que trará frutos para a glória de Deus no futuro. E, agora, durante a espera da chegada do primeiro filho “japonês” dos Vieiras, só resta a eles, agradecer a Deus e a todos os mantenedores no sustento financeiro e nas orações. Arigatô!

 

Pr. Rafael, Ana Lídia, Misael e Isabela Vieira.

WhatsApp: +81 80 61994905

 

 

 

תגובות


bottom of page