top of page
Foto do escritorAna Carolina Santos

O uso da tecnologia para a glória de Deus

Um novo ano estar chegando e nada melhor do que iniciar com novos hábitos, inclusive com a tecnologia. Como podemos fazer bom uso das tecnologias?

 

A tecnologia está no lugar em que deve estar quando ajuda a nos conectar com pessoas reais a quem fomos dados para amar. Ela está fora do lugar em que deve estar quando acabamos nos conectando com pessoas distante de nós, como celebridades, que nunca conheceremos.

 

A tecnologia está no lugar em que deve estar quando nos ajuda a cuidar do corpo frágil que habitamos. Ela está fora do lugar em que deve estar quando promete nos ajudar a escapar por completo dos limites e vulnerabilidades do corpo.

 

A tecnologia está no lugar em que deve estar quando dá início a boas conversas. Ela está fora do lugar em que deve estar quando nos impede de conversar e ouvir os outros.

 

A tecnologia está no lugar em que deve estar quando nos ajuda a ganhar habilidades e dominar áreas que são a glória da cultura humana (como esportes, música, artes, cozinhar, escrever, contabilidade, e muitas outras atividades que poderiam encher a lista). Quando permitimos a tecnologia substituir o desenvolvimento de uma dessas habilidades ou quando a consumimos passivamente, algo deve ter dado errado.

 

A tecnologia está no lugar em que deve estar quando nos ajuda a cultivar admiração ao mundo criado - do qual fazemos parte e somos responsáveis por cultivar (nossa família passou algumas horas alegres assistindo à série do Planeta Terra).

 

A tecnologia está fora do lugar em que deve estar quando nos priva do engajamento no maravilhoso e selvagem mundo natural com todos os nossos sentidos.

 

A tecnologia está no lugar em que deve estar só quando a usamos com intenção e cuidado. Se há algo que descobri a respeito da tecnologia, é que ela não permanece no lugar em que deve estar por iniciativa própria; de modo muito semelhante aos brinquedos, bichinhos de pelúcia e os pequenos tesouros dos meus filhos, ela toma conta do chão de toda a casa e de toda a nossa vida. Se não formos intencionais e cuidadosos, acabaremos nos metendo em grandes confusões.

 

Não deixe que as maravilhas da tecnologia roubem de sua vida e de sua família a tranquilidade, paz e segurança. “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus”. (Efésios 5:15-16).

 

A Bíblia também diz que "tudo me é permitido, mas nem tudo me convém" (I Coríntios 10.23). Que Deus nos conceda sabedoria para fazer bom uso da tecnologia.

 

Ana Carolina Oliveira

 

 

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page