top of page

O suicídio e a Bíblia

O vocábulo suicídio surgiu em 1737 e tem origem no latim (Sui) si mesmo (Caederes) cadáver. Logicamente, o suicídio não é a vontade do Altíssimo e sim a permissão, devido ao livre-arbítrio dado por Ele mesmo. Veja: Hoje estou colocando diante de ti a vida e a felicidade perenes, ou a morte, destruição e infelicidade. Deuteronômio 30.15.

 

As fases do suicídio são:

 

O sentimento de suicidar-se.

O pensamento de suicidar-se.

As tentativas.

A morte.

  

Sendo assim, abordar a vítima antes da quarta fase é fundamental para evitar uma tragédia.

 

Grupos de risco:

 

Crença na inexistência após a morte

Carência afetiva descontrolada

Traumas psicológicos

Depressão gestacional

Ego ferido

Padrões de beleza elevadíssimo

Dívidas  

O sentimento de culpa não tratado

Fanatismo ideológico

Conflitos conjugais

Usuários de drogas

A não aceitabilidade das perdas

Fuga da realidade

Falta de ajuda

Falta de comunhão com Adonai

    

Como o primeiro passo para o suicídio está no (sentimento) ao se desenvolver na alma o desejo de morrer, a luz vermelha começa a piscar. Alerta, alerta, alerta. Na Bíblia, a santíssima Palavra de Elohim אֱלוֹהִים encontra-se várias pessoas que tiveram em suas almas a raiz do desejo de morrer.

 

Confira:

 

1 - Moisés: Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim. Se é assim que vais me tratar, mata-me agora mesmo. Números 11:14,15.

 

2 - Elias: Entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida. 1 Reis 19:4.

 

 

3 - Jó: Aos que anseiam pela morte, e esta não vem, e a procuram mais do que a um tesouro oculto. Jó 3:21.

 

Cada um dos três, Moisés, Elias e Jó tiveram motivos diferentes para desejar a morte, porém, o desejo de morrer se manifestou perigosamente em seus corações adâmicos. Sendo assim, como toda grande jornada começa com o primeiro passo, e dado o primeiro passo a jornada começou, ambos havia dado este perigoso passo, e foi necessário o tratamento.

 

Uma vez que foi dado à luz ao desejo de morrer, o suicídio bate constantemente à porta da cognição, e se nada for feito, nada mudada - a porta será aberta, e a tragédia poderá ocorrer.

 

Quando a porta não é fechada:

 

Cada um com seus motivos, uns com auxílio ao suicídio, porém, muitas pessoas registradas na Bíblia praticaram o suicídio. Por quê? Por quê a porta não foi fechada antes.

 

Confira: 

 

1 - Sansão: Então, ele as empurrou com toda a força, e o templo desabou sobre os líderes e sobre todo o povo que ali estava. Assim, na sua morte Sansão Juízes 16:29,30.

 

2 - Abimeleque:  Tire a espada e mate-me, para que não digam que uma mulher me matou. Então o jovem o atravessou, e ele morreu. Juízes 9:53,54.

 

3 - Saul: Então Saul ordenou ao seu escudeiro. Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos. Mas seu escudeiro estava apavorado e não quis fazê-lo. Saul, então, pegou a própria espada e jogou-se sobre ela.  1 Samuel 31:4.

 

4 - Judas: Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso Mateus 27:3.

 

Inestimável leitor, existe muito mais a ser extraído da Bíblia sobre este importante assunto, porém, devido à necessidade de ser conciso em um jornal, recomento que leia meus livros (EXORCOSISMO: CONHECENDO OS DEMÔNIOS) volume 1 e 2. Onde me aprofundei neste assunto. Shalom Adonai.


Rodrigo Miguel Vilas Boas do Carmo

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Bíblia de estudo Judaica Completa. 4.ed. São Paulo: Vida, 2009.

Bíblia de estudo Nova Versão Transformadora. Ed. Mundo Cristão: Vida, 2016.

Bíblia de estudo MacArthur. 2.Ed. São Paulo: Vida, 2009.



Comments


Oferte:

O Jornal de Apoio é um ministério sem fins lucrativos. As ofertas e doações servem para os custos administrativos da missão na divulgação da obra missionária.

Compartilhe:

Ore e ajude a obra de missões divulgando as matérias do Jornal de Apoio. Compartilhe nas redes sociais e apoie os ministérios divulgados.

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

©2023 - Jornal de Apoio.

Fale Conosco:

Edição e Redação: (16) 99192-1440

jornaldeapoio.editor@gmail.com

bottom of page