top of page
Foto do escritorPércio Coutinho

Introdução à Segunda epístola de Pedro

1.Autor da carta


A segunda carta não é aceita por todos os comentaristas modernos. Dizem que o estilo é diferente e que somente no terceiro século é que foi aceita. Não temos razão para duvidar. Jerônimo defende a diferença de estilo explicando que talvez Pedro tenha usado amanuense. Dionísio de Alexandria (395) não aceitou a segunda carta como sendo de Pedro, mas disse que os pais da Igreja a aceitavam. É claro que a evidência interna nos basta (1.1,14, 16-18, note que o escritor estava presente na Transfiguração e 3.15 era alguém íntimo de Paulo. Além do fato de que 3.1 menciona a primeira carta do apóstolo).


2.Data, local e os destinatários da carta


Provavelmente a data, local e os destinatários correspondem à primeira carta, ou seja, aos crentes por todo o mundo da época.


3.Objetivo da carta


Combater os falsos ensinos gnósticos. Os hereges negavam a Cristo, insubordinavam-se contra as autoridades, praticavam a imoralidade e eram gananciosos. Vemos mais claramente o combate às falsas doutrinas nos capítulos 2 e 3. No primeiro capítulo, a obra da salvação em Cristo é ressaltada.


4.Versículo-chave da carta


1.10 expressa de modo claro como podemos evitar o tropeço da falsa doutrina. Devemos ficar firmes na nossa eleição em Cristo Jesus. Com a certeza bíblica de que aquele que confia em Cristo como Seu salvador, não há perigo de tropeço com os ensinos falsos.


5.Tema e palavras-chaves


O tema: “Crescimento na graça e conhecimento de Jesus Cristo” (3.18). A palavra-chave é “conhecimento” (1.2,3,8, 2.20, 3.18).


6.Dificuldades e curiosidades encontradas na carta


1) A Palavra de Deus é única fonte totalmente segura para a orientação espiritual (1.20-21).


2) O capítulo todo se refere ao apóstata. É alguém infiltrado na igreja. Não é salvo. Alguns têm dificuldade com a expressão “negando até o Senhor que os resgatou”. Não devia ser surpresa, pois Jesus é potencialmente o resgatador do mundo todo, mas efetivamente é resgatador somente daquele que crê. Os últimos versículos dizem que “seria melhor para ele nunca ter conhecido o caminho da justiça”. Jamais diríamos isso, exceto para m apóstata obstinado que não é salvo (2.1,21).


3) A terra será destruída para a inauguração do que chamamos “céu”. De fato, será uma nova criação muito semelhante com o Éden. Parece até um Éden restaurado. Não será esta terra restaurada, pois ela não existirá mais. É uma destruição e após uma nova criação (3.7-13).


4) Versículos muito semelhantes de 2 Pedro comparados com versículos da epístola de Judas:


2 PedroJudas2.1-242.462.1193.3-417-18


Querido leitor, a segunda carta de Pedro oferece a todos nós ânimo e coragem em momentos difíceis. Espero que você não se esqueça que o Senhor lhe ama e está pronto para lhe auxiliar nas lutas que você está passando. Não perca a esperança da vinda de Jesus, a qual será a solução de todos os nossos problemas. Deus abençoe.



Pércio Coutinho Pereira


Pastor da Igreja Batista Bíblica em Jacutinga MG



WhatsApp (35) 99210 9841








Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page