top of page
Foto do escritorPércio Coutinho

A superioridade de Jesus ao sacerdócio levítico

(Hebreus 7)

Pércio Coutinho

 

Melquisedeque recebeu dízimo de Abraão que o reconheceu como rei de justiça e de paz e, certamente, como sacerdote. Pela providência de Deus não se sabe nada a respeito da genealogia de Melquisedeque. Nem de seu nascimento e nem de sua morte. É como se fosse eterno. Abraão, o pai dos levitas, considerou Melquisedeque superior a ponto de dar-lhe o dízimo. Pode-se dizer que Melquisedeque é superior ao pai dos sacerdotes (Levi), pois recebeu dízimo dele e o abençoou.

 

O autor está falando de alguém ainda maior do que Abraão, os sacerdotes e Melquisedeque. Pode-se dizer que Levi, o chefe dos sacerdotes, reconheceu Melquisedeque, na pessoa de Abraão, o pai dos levitas. Se o sacerdócio levítico já era perfeito, por que Deus quis considerar outra categoria de sacerdócio, a de Melquisedeque?

 

Jesus nasceu de uma tribo que não tinha direito no sacerdócio. Isto poderia ser um problema, pois Judá não tem sacerdotes. Fica claro que Deus abriu uma exceção, reconhecendo um não descendente de Levi como sacerdote. Os descendentes de Levi ou Arão, sacerdotes, são de uma lei carnal, isto é, nascem e morrem. A ordem de Melquisedeque não se prende a alguma família ou tribo. Jesus, portanto, sendo da categoria de Melquisedeque é de um sacerdócio superior, eterno.

 

Os sacerdotes eram colocados no ofício por consagração (posse), mas não por juramento. Bastava ser da família. Jesus é o único sacerdote “empossado” através de um juramento do próprio Deus. É perfeito e eterno. Houve muitos sacerdotes, pois são substituídos por causa da morte.


2.Jesus jamais será substituído porque vive para sempre. Dessa forma, pode interceder pelo crente para sempre. Ele é o sumo sacerdote perfeito. Não faz parte dos pecadores, no entanto, Ele os salva para sempre. Jesus como sumo sacerdote exclui a necessidade de qualquer outro, pois é suficiente e credenciado por juramento.

 

“Como nosso Sumo Sacerdote, Jesus Cristo nos dá a graça e misericórdia de que precisamos para não pecar. Mas, se pecarmos, ele é nosso Advogado junto ao trono de Deus (1 Jo 2:1,2). Quando confessamos nossos pecados, ele nos perdoa e nos restaura (1 Jo 1:9). A aplicação é óbvia: por que dar as costas a um Sumo Sacerdote tão adequado? o que mais poderíamos encontrar em qualquer outra pessoa? Os homens que serviram sob a Lei de Moisés tinham fraquezas humanas e falhavam com frequência. Nosso Sumo Sacerdote celestial é ‘perfeito para sempre’ (Hb 7:28) e não tem qualquer mácula nem defeito. Tal Sumo Sacerdote é ‘perfeito para nós’! Você está se valendo desse ministério da graça?”[1]

 

Sim, você está confiando em algum outro sacerdote humano? Jesus Cristo é o único que não precisou sacrifício por si mesmo. Ele é santo. Você pode chegar com ousadia na presença do Pai por meio de Jesus Cristo, o sumo sacerdote. Deus te abençoe.


____________________________________________________

Pércio Coutinho Pereira.

Professor do Instituto Bíblico Peniel em Jacutinga - MG

Pastor da Igreja Batista Bíblica em Jacutinga - MG

Pessoal: perciocoutinho@gmail.com e WhatsApp (35) 99210 9841

 

[1] Comentário Bíblico Expositivo - Hebreus, pg. 392

Warren W. Wiersbe (Ed. Geográfica - Santo André - SP - 1ª ed. 2007)

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page